1997

INICIO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA CULTURAL

SEGUNDO SEMESTRE 1997

inteligencia emocionalINTELIGÊNCIA EMOCIONAL / Daniel Goleman / Objetiva (Tema: Autoconhecimento e Domínio dos Pensamentos e das Emoções / Facilitador: Ômar Souki ) Apoiado na visão científica, Goleman destrincha a mente humana, comprovando que a Razão não é a única ditadora do nosso destino, ao seu lado sempre deveria estar a Emoção. Muitos dos nossos circuitos cerebrais são maleáveis, passíveis portanto, quando reconhecidos, de adestramento. Uma sociedade só será equilibrada e feliz na medida em que se der o devido valor ao fator emocional de seus integrantes..

O PONTO DE MUTAÇÃO

 ponto mutacaoO PONTO DE MUTAÇÃO / Fritjof Capra /Cultrix (Tema: As Forças Sociais, Políticas, Econômicas e suas Tendências / Facilitador: Raimundo Soares) Todo ponto de mutação consiste na passagem do velho para o novo, no renovar o já envelhecido. Para que isto ocorra de maneira eficaz teremos que vencer o grande problema da humanidade como um todo: a percepção. Se a visão do homem é igual a visão de mundo e não gostamos do que vemos, nós temos que mudar nossa visão em relação a ele. A revolução da física moderna traz consigo novos valores e novas formas de ver o mundo.

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

12 homensDOZE HOMENS E UMA SENTENÇA / Filme de Sidney Lumet (Tema: Estratégias para a Realização Pessoal e Profissional / Facilitador: João Gabriel M. Fonseca) O filme trata da dificuldade de 12 jurados em chegar a uma decisão unânime quanto a culpa ou inocência do réu, acusado de pena de morte pelo homicídio de seu pai. Os jurados são completamente diferentes e, ao mesmo tempo, marcantes em suas peculiaridades. A excelente e envolvente trama faz dele um clássico, apesar da produção simples. Seu conteúdo permite as mais variadas discussões, tamanha a riqueza da estrutura dos seus diálogos.

A REPÚBLICA

 arepublicaA REPÚBLICA / Platão / Ediouro (Tema: Biografias de Sucesso c/c As Forças Sociais, Políticas, Econômicas e suas Tendências / Facilitador: José Gabriel dos Reis Valle) É o terceiro livro da série "Diálogos". Junto com "As Leis", alicerça as primeiras intenções de uma ciência política, aspira um estado ideal baseado no conceito de Justiça. Platão, ateniense (428-7 / 348-7 a.C.), representa um marco fundamental na busca de soluções para a problemática humana. Sua contribuição para a evolução da cultura ocidental é incontestável.

MUITAS VIDAS, MUITOS MESTRES

muitas vidasMUITAS VIDAS, MUITOS MESTRES / Brian Weiss / Salamandra (Tema: Saúde Física e Mental / Facilitador: César Nicolas Ortiz Rojas) O doutor Weiss, de acordo com as informações passadas por sua paciente, Catharine, quer descobrir as causas de seus problemas psíquicos. Pela regressão ela é levada a um estado intermediário, além do plano inferior (da matéria). Esta real experiência foi tão enrriquecedora que acabou sendo compilada em "Muitas Vidas Muitos Mestres". Precisamos desenvolver a ligação do plano material com o espiritual, lá estão as respostas. A humanidade vive com a consciência presa ao Plano Inferior, sem se dar conta de que a Natureza lhe confere no Plano Superior, através da Mente Pura, o prêmio da Diferenciação, onde atua a Inteligência como princípio capaz de separar o joio do trigo.

O CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES

 pequenotratadoO CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES / Ichak Adizes / Pioneira (Tema: Os Fatores que Afetam a Vida das Organizações / Facilitador: Antônio Luiz Marques) Como qualquer ser vivo, as organizações passam por diversas fases: nascem, crescem, amadurecem e morrem. Adizes aborda de forma bastante clara os desafios pertinentes a cada uma das fases e os estilos gerenciais mais adequados, com a finalidade de propiciar maior longividade às organizações.

VILLA LOBOS NA CULTURA BRASILEIRA

VILLA LOBOS NA CULTURA BRASILEIRA / Palestra e Audição (Tema: Biografias de Sucesso / Facilitador: Maurício Trindade) Este trabalho é fruto de anos de pesquisa do jovem músico Maurício Trindade que, de forma extremamente agradável posiciona Villa Lobos no contexto sócio-econômico e político-cultural de sua época. Valendo-se da proposta de ressuscitar Villa, o facilitador, além de relatar curiosidades acerca de sua vida e obra, bem como, de sua marcante personalidade, nos brinda com um raro momento em que o compositor se autodefinia, com todo o esplendor de sua oratória, nada intelectual mais sim emocionada, sentida e vivida.

PERCEPÇÃO E REALIDADE

PERCEPÇÃO E REALIDADE / Baseado na Análise de Obras de Arte (Tema: A Natureza, o Homem e suas Formas de Expressão / Facilitador: João Gabriel Marques Fonseca). Através da análise de obras de arte, com destaque para as pinturas surrealistas, projetadas em slides, fica evidente o quanto nossos sentidos nos enganam, ou melhor, o quanto nossas vivências e experiências interferem na decodificação do objeto por elas apreciado. O fato de termos padrões de imagens tão familiares e por isso, por nós tidas como banais e corriqueiras, sugestiona nossa percepção da realidade, fazendo com que vejamos o que estamos "prontos" para ver. À princípio isto não seria um problema, pelo contrário, enriqueceria a observação e aumentaria a probabilidade de alcançarmos a realidade, tamanha a diversidade das percepções à respeito do mesmo objeto. A grande problemática reside, porém, quando aprisiono o real nos limites estreitos do meu ponto de vista, julgando ser apenas ele o ordenado e verdadeiro..

CORPOMENTE 

corpoementeCORPOMENTE / Ken Dichtwald / Summus Editorial (Tema: Autoconhecimento e Domínio dos Pensamentos e das Emoções / Facilitador: Arnaldo L. Alvarenga) O autor coloca o homem dentro de uma grande estrutura cósmica, e trata da capacidade dele espelhar esta estrutura superior através da sua máquina física. Nosso corpo é exatamente o que fazemos dele, é a nossa capacidade de nos espelharmos num plano superior (Eu Verdadeiro) e o plasmarmos não teoricamente, mas em movimento e ação no plano físico, que nos faz mais ou menos saudáveis. Corpo 100% sadio não existe, precisamos saber de fato qual é a nossa essência, o quão próximo estamos de nós mesmos define a nossa saúde.

O EMPREENDEDOR

 oempreendedorO EMPREENDEDOR / Ronald Degen / McGraw-Hill (Tema: A Criação e o Desenvolvimento de Negócios / Facilitadora: Dolores Belico) São analisados todos os aspectos necessários à criação e o desenvolvimento de um negócio próspero, abordando "case studies" de empresas brasileiras.


Página 1 de 19