Os Programas realizados pelo Instituto ORIOR – Academia Cultural são coconstruídos junto a grupos e organizações em todo o Brasil, a fim de melhor se adequarem a realidade das mesmas, tanto no que tange a conteúdo, frequência e horário.

TEMAS ABORDADOS

A Natureza, o Homem e suas Formas de Expressão - Procura inserir o homem dentro do macro-contexto que é o Universo, possibilitando seu reencontro de maneira integral. As expressões humanas, em essência, nos falam da unidade e não da separatividade.

As Forças Sociais, Políticas, Econômicas e suas Tendências - Busca a compreensão dos fatores que interferem na construção do pensamento e agir humano, fruto da história que se desenrola no grande cenário que é a vida. Estes fatores, interligados, funcionam para a humanidade como um script ou roteiro.

Autoconhecimento e Domínio dos Pensamentos e das Emoções - Pretende direcionar o homem para o reencontro consigo mesmo, possibilitando o reconhecimento de sua verdadeira identidade e o consequente manuseio eficaz das ferramentas que o relacionam com o mundo e os demais.

Saúde Física e Mental - Intimamente ligado ao autoconhecimento, procura despertar a necessidade de mantermos equilibrados e em harmonia todos os nossos órgãos vitais. Para tanto, precisamos nos conscientizar que eles estão completamente interligados, sofrendo constantes influências do meio externo, ou seja, do modo com que nos relacionamos com o mundo.

Estratégias para a Realização Pessoal e Profissional - Visa fornecer os instrumentos necessários a capacitação da expressão humana tanto a nível pessoal quanto profissional. Objetiva a coerência entre o que queremos dar, o que damos, o que queremos receber e o que recebemos.

Os Fatores que Afetam a Vida das Organizações - São identificados os aspectos fundamentais que interferem na vida das organizações. Trata-se de um assunto de suma importância uma vez que a maioria das pessoas vive dentro delas, numa relação ambígua de causa e consequência.

As Mais Recentes Tecnologias da Administração - Quando se acentuam as preocupações com o nível de competitividade e longevidade das organizações, torna-se indispensável o conhecimento sobre o significado e real eficácia das tecnologias da administração moderna que vem sendo adotadas pelas melhores empresas do mundo.

A Criação e o Desenvolvimento de Negócios - Quando verificamos a quantidade de empresas que são abertas e o percentual das mesmas que fecham suas portas ao final de um ano, a maioria, torna-se evidente a falta que faz o conhecimento adequado ao bom desenvolvimento de negócios. Procuramos atentar para os principais aspectos indispensáveis à criação da empresa, tais como: análise de mercado, definição do negócio, avaliação de riscos, viabilidade econômica...

Biografias de Sucesso - Ao avaliarmos as biografias de homens que contribuíram, através das mais diversas formas de expressão humana, de maneira significativa para a humanidade ou sociedade em que viveram ou ainda vivem, procuramos identificar os fatores chave que os levaram a realizar obras reconhecidamente bem sucedidas.

Ciência, Tecnologia e Comportamento - São abordados assuntos relativos à vanguarda das pesquisas científicas, desenvolvimento de tecnologias e suas futuras aplicabilidades pela sociedade.

VIVÊNCIAS CONTINUADAS

Em ritmo e frequência adequados a realidade dos grupos interessados

Exercitando os sensos de conexão: histórico, com a natureza, com as organizações, consigo mesmos e com os outros – Os principais desafios do homem e mundo modernos são ocasionados pela falta de um olhar integrador, capaz de nos posicionar de forma mais consciente e coerente no meio em que estamos inseridos. A VIDA é uma só, embora assuma peculiares diferenciações em sua manifestação (o que só a engrandece). Nós, seres humanos, somos a própria Natureza pensando, falando e atuando. Não há divisão, a ruptura é coisa nossa. A fim de minimizar os estragos oriundos desta falha perceptiva, três grandes movimentos, cada qual a sua maneira, estão crescentemente presentes em nossas sociedades: o do resgate filosófico (e/ou religiosidade), o da transdisciplinaridade e o da sustentabilidade.

Dialogando com a arte, a ciência e as tradições - Por meio de fontes diversas, mergulhamos na vida e obra de seres humanos que fizeram a diferença em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo para uma visão de mundo mais ampliada e integradora, capaz de aglutinar temas apenas aparentemente distantes e dissociados quanto arte, ciência, filosofia, política e religião... O olhar fragmentado, embora corriqueiro (normal) no mundo em que vivemos, não é natural no ser humano. Ícones de todos os tempos sempre buscaram enxergar mais longe, expandir horizontes, alçar voo.

Princípios Biossistêmicos em Indivíduos, Organizações e Nações - Fundamentos da Sustentabilidade (identidade; integridade; potestade; inventividade; potencialidade; viabilidade e produtividade). Forças de expressão da natureza presentes em qualquer organismo. Meta Inteligências que vem servindo de base à promoção da educação para o desenvolvimento sustentável no país e exterior. Induzem a maneira de ser dos indivíduos, das organizações em geral e a forma de estruturação e condução de nações. Explicam causas de iniciativas bem sucedidas e longevas. Elucidam a origem de conflitos intra e inter indivíduos, organizações e nações, sempre decorrentes da divergência de olhares preferenciais de mundo.

Atualização Cultural para Lideranças – Selecionando obras fundamentais, perpassamos pelos principais temas abordados pela Academia Cultural, transformando os diálogos em espaço para o exercício do discernimento, de forma a possibilitar um mergulho mais consciente nas diversas correntes de pensamento.

PALESTRAS

Entre outras realizadas

Educação de Lideranças para Sustentabilidade
Desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade e adequação das principais funções organizacionais (governança, estratégia e gestão de pessoas)
ISO 26000 na Prática.
Mundo Organizacional e Consertação Global
Economia Verde e Diretrizes Sustentáveis
Os Sete Princípios Davincianos como Método para Potencializar o Humano
O Conceito Clássico de Civilização - a partir do tripé Indivíduo, Sociedade e Estado
O Povo Brasileiro – Origem, Formação e Singularidade
A Doença do Mundo – Incoerências da sociedade moderna
Comunicação e Convivência, arte na qual somos todos aprendizes
Giordano Bruno – História em defesa do direito de pensar, sonhar e filosofar
Resignificando o Cotidiano, reencontrando Sentido e Significado
Vida em Fluxo, no Movimento
A Essência da Lógica da Lei: Justiça
Homem Moral, Alma Imoral - Preservação e Ruptura
A Luta Contra o Vazio – a falta de referenciais refletida na escassez de certezas e sonhos
Felicidade, uma conquista interna
Renascimento – Filosofia e Expoentes
A Dialética em Platão
A Natureza Humana - nossa peculiaridade
Símbolos, Mitos e Ritos.